sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Constipação Intestinal, prisão de ventre.

Oi vou falar de um assunto que incomoda muitas gurias por aí, Constipação.
Mas oque é isso?!
Constipação para o paciente significa fezes excessivamente duras e pequenas, eliminadas infreqüentemente ou sob excessivo esforço defecatório.
Também conhecido como: Obstipação intestinal; prisão de ventre, empate, intestino preso.
Pois é meninas, existem milhões de motivos para isso ocorrer, e isso faz muito mal a nossa saúde, pois ao ficar no organismo por tanto tempo(conheço pessoas que vão ao banheiro 1X por semana) , as toxinas ficam muito tempo em contato com a parede intestinal e podem ser reabsorvidas pela corrente sangüínea. A presença destas toxinas pode ser manifestada na pele. Além disso, a presença de fezes e substâncias tóxicas no intestino causa fermentação e pressiona a parede intestinal, propiciando o surgimento de divertículos e até mesmo de câncer.

Pois bem  a constipação intestinal é conseqüência de vários fatores: alimentação pobre em fibras, pouca água, falta de atividade física e quantidade insuficiente de alimentos. Todos esses elementos, quando praticados positivamente, contribuem para uma massa fecal firme e consistente, além de um bom funcionamento intestinal.

Então o que podemos fazer?
 Consumir fibras, muita agua, probióticos, praticar atividade física.

Fibras:
As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis em água, suas moléculas não são digeridas e nem tão pouco absorvidas pelo organismo, portanto não nos fornecem nutrientes nem calorias. 
É necessário consumi-las, pois sua função é justamente essa, a de agir como uma vassourinha, absorvendo excessos (açúcar, gordura) e varrendo para fora do corpo o que ele não necessita.

Exemplo:
 Você encontra fibras em hortaliças, frutas e grãos, mas não as encontra em carnes e leites.

Agua:

Quando falo em agua é a pura sem estar misturada com outras coisas, então não vale a do chimarrão , a do café, suco vale, precisamos de pelo menos 2 lt por dia.

Probióticos:
A definição mais atual de probióticos é: suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.

Portanto, os alimentos probióticos são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, normalmente indicados para prevenir e tratar doenças como as indicações abaixo.

Vários microorganismos são reconhecidos como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus.

As espécies de PRObióticos mais utilizadas são:

- Especialmente o Lactobacillus acidophillus
- Lactobacillus casei
- Lactobacillus rhamnosus
- Lactobacillus reuterii
- Enterococus faecium
- Bifidobacterium adolescentis
- Bifidobacterium breve
- Bifidobacterium bifidum
- Bifidobacterium infantis
- Bifidobacterium longum
Atividade física:

Então vc não tempo de ir á academia? Bom pode fazer caminhadas, ou se vai de carro estacione em um lugar mais longe onde precise caminhar, o mesmo vale para o ônibus, desça algumas paradas antes e caminhe.
Eu sou suspeita pois caminho mais de 4 KM por dia e adoro, sem contar que vc aprecia a paisagem, não esqueça de usar um sapato confortável e beber bastante agua.


ATENÇÃO:Especial cuidado deve ser tomado quanto ao uso de laxantes sem orientação médica. Esses produtos, muitas vezes vendidos sob o rótulo de "naturais" ou disponíveis em farmácias sem necessidade de receita médica, podem causar dano e ter efeito irritativo sobre a mucosa e o sistema neuromotor do intestino. Além disso, pessoas com alterações cardíacas ou renais, podem apresentar piora aguda de suas doenças por perda excessiva de líquidos e minerais eliminados com as fezes.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário