sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Acupuntura

Olá, há cinco meses venho tratando uma epicondilite no cotovelo direito, com muita dor e até perda de movimentos em alguns dedos, bem tratamento convencional: Antiinflamatório e fisioterapia, muita fisioterapia.
Bom já fiz 45 sessões de fisioterapia e a dor vai e volta, tomei muito remédio e vai e volta, então em um ultimo ato de desespero recorri a Acupuntura, em duas sessões as minhas dores desapareceram, parei de tomar o remédio e comecei com Homeopatia.
Epicondilite: A articulação do cotovelo é formada pelo osso do braço (o úmero) e os ossos do antebraço (a ulna e o rádio). Na extremidade inferior do úmero existem duas saliências ósseas, chamadas de epicôndilos lateral e medial. O epicôndilo lateral é o mais externo e recebe os tendões de alguns músculos do antebraço, responsáveis pela extensão do punho.

Epicondilite lateral ou cotovelo de tenista acontece quando o epicôndilo lateral se torna dolorido e sensível.O típico paciente com epicondilite lateral tem entre 35 e 50 anos. Eles relatam o aparecimento gradual de dor na lateral do cotovelo durante a extensão do punho.




ACUPUNTURA - BREVE HISTÓRIA

A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.

Acupuntura é uma ciência milenar que, mesmo na atualidade, tem gozado de grande popularidade.

Cada vez mais pessoas estão usando esta terapia natural, holístico e sem drogas para restaurar a saúde e o bem-estar, para tratar a dor e a doença e reduzir o estresse.

Acupuntura se originou na china com sua origem milenar. Agulhas de acupuntura feitas de pedra com idade aproximada de 3000 AC foram encontrados por arqueólogos na Mongolia.

O livro do imperador amarelo, Huang Ti, é o relato escrito mais antigo, e é freqüentemente mencionada como a história definitiva da acupuntura. Foi escrito durante o reinado do imperador Huang Ti cerca de 2000 AC.

A acupuntura no ocidente veio no início do século xx na França, que progressivamente se expandiu para outros países europeus, tornando-se conhecida em toda a Europa nos anos 50.

No entanto, foi com a viagem de Richard Nixon à china, no início dos anos 70, que a acupuntura começou a ficar mais famosa no Ocidente.

A primeira clínica de acupuntura foi aberta no American Center, em Washington, em 1972. Desde então, mais de 40 estados já legalizaram a acupuntura, foram publicados centenas de livros e existem atualmente cerca de 14.000 acupunturistas licenciado nos Estados Unidos.
ACUPUNTURA – SUA ATUAÇÃO NO ORGANISMO


Para compreender a utilidade da acupuntura, devemos primeiro entender um dos conceitos mais importantes da medicina chinesa, o conceito de equilíbrio natural e as relações entre corpo: Yin e Yang, e Ki (chi).

A ciência chinesa teoriza que o corpo humano e outros seres vivos são percorridos pelo fluxo natural do Ki, que flui constantemente através do corpo ao longo de canais chamados "meridianos". O Ki é composto de Yin e Yang, quando há um equilíbrio de forças, o corpo está com uma boa circulação de força vital, saudável. No entanto, quando o fluxo de Ki é insuficiente, desequilibrado ou interrompido, o Yin e o Yang estão desequilibrados e pode ocorrer a doença.

A saúde depende do equilíbrio e da harmonia entre estas 2 energias antagônicas e que se completam: Yin e Yang.

Tradicionalmente existem 365 pontos no corpo humano, nos meridianos que correspondem aos órgãos internos.

Alguns pontos tendem a convergir o Ki para o interior do corpo, enquanto outros trazem energia para a superfície.

A escolha dos pontos de acupuntura a serem usados para cada paciente dependerá de cada caso.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura no tratamento de inúmeras doenças.

Visite o site (em Inglês) da OMS WHO

Eu estou fazendo com uma médica especializada em acupuntura, fica a seu critério a escolha do profissional, só certifique-se que ele possui especialização.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário